Esse tema sempre gera polêmica. Mas é possível observar claramente a guerra em andamento. Na semana que passou a Google lançou o pacote Premier de sua suíte on-line Google Apps, voltada para pequenos negócios. Ao mesmo tempo dados mostram que o lançamento do Windows Vista teve impacto no uso de serviços on-line tanto da Microsoft quanto da Google. Uma nega que o alvo é a outra. Nenhuma admite que está com medo da rival. Ambas estão em guerra e isso é ótimo para nós, consumidores.
Google Apps vs. Microsoft Office e Exchange
Um dos grandes trunfos da gigante de Redmond é sua suíte office e seus servidores Exchange. São largamente utilizados por organizações ao redor do globo, grandes ou pequenas e geram enormes lucros à Microsoft. Daí que a Google resolve entrar neste competitivo mercado. Há alguns meses a empresa de Montain View lançou o Google Apps que agora ganha uma versão paga que concorre diretamente com os tradicionais produtos da corporação de Bill Gates. O Google Apps possui e-mail (concorre com Exchange e Outlook), documentos de texto e planilhas (concorre com o Office) e rumores indicam o lançamento de software similar ao Powerpoint. Cerca de 100 mil pequenos negócios e organizações estão usando a versão beta do sistema. Segundo a Forbes, empresas do porte da General Electric e Procter & Gamble estão realizando testes do serviço para possível adoção em larga escala. Claro, sempre surgem questões se é possível confiar dados estratégicos ao Google.
Impacto do lançamento do Windows Vista
A busca é o cerne da web. Sem ela tudo ficaria em prateleiras empoeiradas. O Read/ Write Web analisou o tráfego dos serviços de busca Live.com e Google.com após o lançamento do Vista (para empresas no final do ano passado) notou que a Microsoft está se dando bem com a inclusão do seu mecanismo de busca como o padrão no Internet Explorer. O usuário médio não muda - por preguiça ou desconhecimento - o sistema de pesquisa que o navegador utiliza. Como o Windows vem com IE7 e este possui uma barra de buscas direcionada para Live.com, o impacto de seu uso por usuários comuns é claramento percebido nos gráficos abaixo. A estratégia de incluir seus produtos nos desktops dos consumidores já deu certo uma vez e talveaz ajude o Live Search a ganhar alguns usuários.
E você? Quem acha que vence? Faça parte de nossa enquente!!
Não esqueça de fazer parte de nossa comunidade no ORKUT!!
0 comentários Blogger 0 Facebook
Postar um comentário
Regras de Comentários
•Não será permitido ofenças
•Não faça propagandas de outros blogs
•Comentários são apenas para falar sobre a postagem, nada de pedidos de parceria.